segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
2008 vai ter mais um segundo
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
Rochas candidatas a monumento natural
O complexo metamórfico da Foz do Douro, no Porto, poderá vir a ser classificado de monumento natural nacional. A Autarquia voltou a exprimir esse desejo na inauguração do Centro Interpretativo do Passeio Geológico.
Depois de uma primeira classificação, em 2001, como património natural municipal, o complexo metamórfico da Foz do Douro (complexo rochoso que vai desde o Castelo do Queijo até à Praia dos Ingleses) poderá vir a ser considerado monumento natural nacional. Fruto de um processo iniciado pela Câmara Municipal do Porto, há alguns anos, a mudança de classificação de determinados espaços naturais, como o complexo da Foz do Douro, já está contemplada na nova legislação, que agora permite o estatuto de monumento natural de âmbito local. Assim sendo, a gestão do espaço será feita pelo município, que terá que aprovar um regulamento interno com vista à protecção e preservação do complexo.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
A SIDA em Portugal
Em Portugal, o primeiro caso foi detectado em 1983, no Hospital Curry Cabral - num homem que já apresentava sintomas da última fase da infecção com VIH - e comprovado através de um exame realizado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
Destes:
46,1% em utilizadores de drogas por via endovenosa
36,3% transmissão heterossexual
11,7% transmissão homossexual masculina
5,9% restantes formas de transmissão
Até 31/12/05 faleceram 7 399 pessoas com infecção VIH.
Os portadores assintomáticos da infecção VIH em Portugal são predominantemente jovens com mais de 20 anos e indivíduos até aos 39 anos, pertencendo 45,3% à categoria de "toxicodependentes" e 39,3% à categoria de "heterossexuais".
(Fonte: Infecção VIH / SIDA - A situação em Portugal em 31 de Dezembro de 2005. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis. http://www.insarj.pt , via roche.pt)
domingo, 26 de outubro de 2008
O mundo em 60 segundos
http://br.youtube.com/watch?v=n3VfQ3syVOs&feature=related
Ana Rita nº1 9ºA
Beatriz Duarte nº3 9ºA
Carlos nº5 9ºA
Joana Filipa nº11 9ºA
Sara Daniela nº 21 9ºA
Aquecimento global
http://br.youtube.com/watch?v=BkY6VMiVoGo
Ana Rita nº1 9ºA
Beatriz Duarte nº3 9ºA
Carlos nº5 9ºA
Joana Filipa nº11 9ºA
Sara Daniela nº21 9ºA
Desvendar o segredo do início do Universo
Podem ver o texto integral por aqui
João Carlos e colegas, 9ºA
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Inundação em Lisboa
18 de Outubro de 2008
Após a tromba de água que provocou a inundação na cidade de Lisboa, a situação encontra-se agora na fase de limpeza.
Ainda há vários carros de bombeiros nas zona de Laranjeiras e Sete Rios e funcionários da Câmara Municipal a proceder à limpeza da lama acumulada nas ruas.
Os moradores estão também a tirar água das suas casas, sendo por isso obrigados a retirar também objectos das mesmas.
Na zona de Sete Rios, um piquete da EDP está também no local a retirar água de uma das estações eléctricas afectadas pela inundação.
No mesmo local, há vários reboques que levam os carros inundados acima do motor.
Os cafés e restaurantes da zona também contam prejuízos e retiram água dos estabelecimentos.
Um stand da Mercedes, na secção dos carros novos, ficou toda alagada e um dos veículos terá chocado no vidro da montra.
Na Linha Azul do metro de Lisboa, a circulação continua a efectuar-se apenas entre Santa Apolónia e Avenida, «não havendo previsão de retoma das restantes estações», segundo fonte do Metro de Lisboa
Trabalho elaborado por: Rosa Ferreira nº24
Rui Ferrás nº25
9ºB
As Ciências Naturais
Como grupo, as ciências naturais se diferenciam das ciências sociais, por um lado, e das artes e humanas por outro.
O termo ciência natural é também usado para diferenciar entre "ciência" como uma disciplina que segue o método científico, e "ciência" como um campo do conhecimento geral, como ciência da computação, ou mesmo "a ciência da teologia.
Menos formalmente, a palavra ciência geralmente abrange qualquer campo sistemático de estudo ou o conhecimento obtido desse. Esse artigo concentra-se na definição mais específica.
Em resumo, a ciência produz modelos úteis os quais nos permitem fazer predições mais úteis. A ciência tenta descrever o que é, mas evita tentar determinar o que é (o que é impossível para razões práticas). A ciência é uma ferramenta útil… é um corpo crescente de entendimento que nos permite identificarmo-nos mais eficazmente com o meio ao nosso redor e a melhor forma de adaptarmo-nos e evoluirmos como um todo social assim como independentemente.Então, os valores das comunidades científicas permeiam a ciência que ela. A ciência é praticada em universidades e outros institutos científicos assim como no campo; por si só é uma vocação sólida na academia, mas também é praticada por amadores, que tipicamente infiltram-se na parte de observação da ciência.
Trabalho elaborado por: Vasco nogueira nº27
Rafael Duarte nº21
Nuno pinto nº20
Um caso de transplante
A verdade é que a família de Eloá, uma rapariga de quinze anos que morreu depois de ter sido alvejada pelo ex-namorado, decidiu doar os seus órgãos para transplantes.
Maria Augusta Silva dos Santos foi uma das afortunadas, pois recebeu o coração de Eloá. Também uma jovem de doze anos e outra de 18 anos receberam, respectivamente, o fígado e os pulmões de Eloá. O pâncreas e os rins foram doados a um jovem de 25 anos.
Para ver a noticia completa dirijam-se à página: http://www.dm.com.br/ultimas/brasil/108342,paraense_de_39_anos_recebe_coracao_de_eloa
Ana Catarina nº2
Ana Patrícia nº3 9ºF
Joana Raquel nº16
Ricardo Emanuel nº23
Sugestão de vídeo
Joana Gonçalves
Sugestão de vídeo
Joana Gonçalves
Aquecimento global
Pequim, 24 de Maio - O rio Yangtze está em risco de registar este Verão as piores cheias causadas pelo degelo dos glaciares do Tibete desde 1998, quando as margens do maior rio chinês transbordaram e mataram 3.000 pessoas, noticiou hoje a imprensa estatal.
"Os dados meteorológicos e hidrológicos deste ano no vale do rio Yangtze são similares àqueles de 1998", disse Cai Qihua, subdirector do Departamento Central de Controlo de Cheias do rio, citado pelo China Daily.
A noticia refere ainda que esta ano uma vasta quantidade de neve já derreteu no planalto tibetano de Qinghai, onde tem origem o Yangtze.
paulo castro
pedro sa
rui pedro
tiago silva 9B
Aquecimento global
O aquecimento do ar e do mar pode afectar os ecossistemas e reduzir a quantidade de gelo que sobra no verão seguinte, segundo o estudo, que dá mais uma pincelada sombria num quadro já bastante dramático dos efeitos das mudanças climáticas sobre a região.
O estudo diz ainda que manadas de renas e alces parecem estar sob extinção, e que o gelo na superfície da Gronelândia também está sendo afectado.
Cosméticos testados em animais
Alexandra Barbosa, n.º3,
Ema Pos, n.º10,
9ºB
Diabo da Tasmânia
Trabalhos de alunos
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
A terceira grande revolução humana
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Cai Neve em Marte
domingo, 6 de julho de 2008
"O Segredo" - Planeta Terra
Para aqueles que conhecem "O Segredo", referimos que este vídeo vinha acompanhado da seguinte mensagem:
"The Secret Team has created a gift for you. This clip features our beautiful Planet Earth. As you experience this clip you will emit positive force..."
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Carro movido a Hidrogénio
Este automóvel tem o nome de Honda FCX Clarity, pode transportar 4 pessoas, é movido a hidrogénio e energia eléctrica, consistindo as suas “emissões” em pura e simples água.
John Mendel, vice-presidente executivo da Honda norte-americana, salientou que “é um dia importante para a tecnologia energética dos veículos e um passo monumental rumo ao dia em que os automóveis desse tipo serão comuns".
Uma última nota para outro revolucionário projecto da empresa nipónica Genepax, que na semana passada apresentou um protótipo de um carro movido a água. Esta é transformada através de um gerador que transforma o hidrogénio que retira da água em energia. Segundo a empresa, o veículo consegue andar a 80 km/h durante uma hora com apenas 1 litro de água. A Genepax espera conseguir firmar um acordo com algum construtor com dimensão para passar à fase de produção. Vamos é a ver se a água não fica mais cara do que o petróleo.
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Lagos Sísmicos na China
Neste momento, os seus habitantes estão sob nova ameaça: um lago formado devido aos movimentos de terra que bloquearam o curso de um rio pode rebentar aquela barragem natural e inundar a cidade a qualquer momento, riscando de vez do mapa o local onde antes viviam 160 mil pessoas. Para o evitar, as autoridades chinesas preparavam-se ontem para dinamitar a zona de Tangjiashan, onde a água não pára de aumentar, tendo chegado a subir dois metros por dia, e ameaça 1,2 milhões de pessoas.
Os filhos de Sishuan
Como é sabido, na China é o país mais populoso do mundo, onde existe a política do filho único. Se as famílias tiveram mais do que um filho os seus efeitos são severos e têm uma de três soluções: ou pagam uma multa muito elevada, ou abortam, ou os escondem clandestinamente.
Fonte: Rádio Renascença
domingo, 25 de maio de 2008
Sonda Phoenix chega a Marte
Acompanhamento da Erupção do Vulcão de Chaiten
quarta-feira, 21 de maio de 2008
22 Maio, Dia Internacional da Biodiversiade
O tema deste ano permite sublinhar a importância da agricultura sustentável, não apenas como forma de preservar a biodiversidade, mas também como modo de produzir alimento capaz de suprir as necessidades do planeta, de manter o estilo de vida campestre e de promover a qualidade de vida e o bem-estar no século XXI
Convention on Biological Diversity
sábado, 17 de maio de 2008
Sismo e Vulcão provocam Inundação
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Citando Fernando Pessoa
Citando Alberto Caeiro, um dos pseudónimos de Fernando Pessoa: "Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura..."
in "guardador de rebanhos"
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Ainda o sismo de Sichuan (China)
"Sichuan ficou arrasada estando a umas centenas de quilómetros do epicentro do terramoto, as suas 8 500 vítimas não o desmentem.
Não é a primeira vez que esta região do planeta é atingida por este tipo de fenómenos. Ela encontra-se próximo do limite de duas placas litosféricas convergentes: A placa Euro-asiática e a Placa Indo-Australiana. A convergência destas placas tem vindo a originar deformaçãoes colossais da superfície terrestre, o que deu origem à cordilheira dos Himalaias, e a muitos dos sismos mais violentos que alguma vez ocorreram na Terra.
terça-feira, 13 de maio de 2008
O sismo mais violento dos últimos 30 anos
Na China, as equipas de socorro travam, pela segunda noite, uma corrida contra-relógio para encontrar sobreviventes do sismo na província de Sichuan. O último balanço oficial já refere mais de 13 mil mortos e 26 mil feridos. Há pelo menos dezoito mil desaparecidos.
Este elevado número de vitimas deve-se à magnitude do sismo, à densidade populacional e às características do local afectado, bem como ao comportamento que as pessoas têm perante estes fenómenos.
Podem ver uma apresentação multimédia sobre sismos aqui
Fonte: SIC Online
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Vulcão entrou em erupção
Sexta-feira, 2 de Maio
A entrada em actividade do vulcão, localizado no cume de uma montanha coberta de neve, desencadeou uma série de pequenos sismos e libertou gases e cinzas a grande altura. Por causa da poluição causada pelas cinzas vulcânicas, o governo chileno procedeu à evacuação da população da cidade mais próxima e distribuiu máscaras de protecção às poucas pessoas que se recusaram a abandonar as suas casas.
quinta-feira, 1 de maio de 2008
Como fazer um vulcão
Como se faz um vulcão
Material
· Base com rebordo, lata pequena cilíndrica e barro
· pedras, paus, folhas secas, areia ou outros materiais de decoração
· vinagre, corante vermelho e fermento
1- A construção
É fácil fazer um modelo de vulcão e perceber como a lava desce. Para isso é preciso uma base com rebordo, uma lata, barro ou outro material de modelar, pedras, paus e folhas para enfeitar.
Começa-se por colocar a lata virada para cima no centro da base (que deve ter rebordo para depois, quando a lavar se derramar, não se sujar nada). Aplica-se barro à volta da lata dando ao barro a forma de um vulcão: largo em baixo e estreito em cima, com a largura da lata. A lata deve ficar bem escondida, mas com a abertura destapada. Para decorar o vulcão, pode-se enfeitar a sua encosta com pedras, paus, folhas ou outro material a gosto. Deixa-se secar durante vários dias tendo o cuidado de não o pôr directamente ao Sol para não estalar! Quando estiver seco está pronto...
2- A erupção
Existem diferentes tipos de erupções vulcânicas.
As erupções de tipo explosivo são as mais violentas e a sua simulação requer algum cuidado, uma vez que se utiliza material explosivo.
As erupções de tipo efusivo são as mais tranquilas, caracterizando-se pelo derrame de lava a partir da abertura do vulcão
A simulação das erupções efusivas é muito simples e requer reagentes que todos temos na cozinha: vinagre e fermento.
Para o vulcão entrar em erupção, deita-se o vinagre dentro do vulcão até 1/4 da lata (se o vinagre for branco acrescenta-se umas gotas de corante vermelho para tornar a erupção mais realista) acrescenta-se fermento e está pronto.
O que se observa?
Como se explica que o vulcão tenha entrado em erupção?
A erupção é de tipo efusivo e o que acontece é que quando se junta o fermento ao vinagre, formam-se milhares de pequenas bolhas de gás (dióxido de carbono) que arrastam consigo a “lava”, tal como nas erupções vulcânicas.
Nota: Para tornar a erupção maior pode-se adicionar ao vinagre um pouco de detergente de roupa ou loiça
sábado, 26 de abril de 2008
Portugal Natural: Sobreiro (Quercus suber)
O sobreiro (Quercus suber) é uma árvore da família do carvalho, que surge de forma espontânea em muitos locais da Península Ibérica, principalmente no sul.
É uma árvore cujas características podem ser vistas aqui e que é muito importante do ponto de vista ecológico e económico, uma vez que:
· os montados reúnem características que permitem albergar uma grande biodiversidade;
· é muito importante para a produção de forragens, rama e frutos para alimento do gado, e para a conservação do solo.
· é a partir do sobreiro que se extrai a cortiça, da qual Portugal é o maior produtor mundial.
· é uma árvore muito resistente ao fogo, pelo que a sua plantação estratégica pode diminuir a área ardida nos incêndios;
No entanto, estas árvores têm um crescimento muito lento. Apesar de a cortiça ser retirada de 9 em 9 anos, um sobreiro demora cerca de 40 anos até começar a produzir cortiça em quantidades comercialmente viáveis pelo que, a sua plantação representa um investimento a longo prazo e que apenas será colhido na geração seguinte.
Dada a importância e o ritmo de crescimento que esta árvore tem, a mesma deve ser preservada e apoiada
Ligações externas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sobreiro
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=159
http://fundacaojlf.no.sapo.pt/Video.htm
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Dia da Terra
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Consequências do aquecimento global
O aquecimento global já provocou várias mudanças a nível do clima no mundo:
- A calote polar árctica está 25% menor do que há 30 anos (perde anualmente 60 mil km2)
- A ocorrência de furacões duplicou nos últimos 35 anos
- O total de áreas atingidas por secas duplicou em 30 anos. Um quarto da superfície do planeta é agora de deserto.
- Estima-se que 150.000 pessoas morrem anualmente por causa de secas, inundações, etc.
E não vai parar por aqui:
- Algumas ilhas no Oceano Pacífico podem ficar debaixo de água.
- A frequência de furacões continuará a aumentar.
- Doenças como a malária propagar-se-ão.
- De 9 a 58% das espécies em terra e no mar vão ser extintas nas próximas décadas, segundo diferentes hipóteses.
- O número de vítimas relacionadas com as consequências do aquecimento global duplicará em 2030.
O que devemos fazer para impedir um futuro assim?
Este texto é um excerto retirado do blog anossaescola; podem consultar a versão integral aqui.
sexta-feira, 11 de abril de 2008
Formação da Serra da Estrela
Crédito da imagem
A Serra da Estrela é a 2ª montanha mais alta de Portugal e a maior de Portugal Continenteal.
A sua origem, terá ocorrido há 650 milhões de anos, no Precâmbrico com a acumulação de sedimentos em meio marinho. De então para cá houve diferentes fases de enrugamento daqueles sedimentos, devido a forças convergentes que originaram movimentos tectónicos compressivos e o consequente crescimento da montanha.
Paralelamente também existiu erosão das camadas mais superficiais que originaram o aplanamento das mesmas e a instalação de massas graníticas em profundidade.
Apesar de podermos considerar que a elevação do último bloco rochoso que forma a serra ocorreu há 2 milhões de anos, a actividade tectónica ainda não terminou como se pode comprovar pela ocorrência de nascentes termais e de sismos.
No relevo da serrano há registo de várias grandes glaciações, a última das quais terá atingido a Serra da Estrela à cerca de 20 000 anos. As neves permanentes e os glaciares deixaram testemunhos geomorfológicos únicos em Portugal e constituem, sem dúvida, a maior originalidade da paisagem física da Serra da Estrela.
O Vale Glaciar do Zêzere (foto), alimentado pelos amplos circos do Covão da Ametade, da Candeeira e dos Covões, originou a mais extensa língua glaciária da Serra da Estrela, a qual terá atingido 13 km de comprimento e a altitude mínima de 680 metros e é hoje uma referência da Serra, com pormenores de extrema beleza.
II Feira de Plantas
Esta iniciativa foi recebida com bastante interesse e atenção, o que motivou o prolongamento da mesma por mais um dia.
sábado, 5 de abril de 2008
Seca: navios-cisterna vão levar água da França para a Espanha
As reservas de água em Espanha estão muito abaixo da sua capacidade total. A situação é especialmente crítica na Catalunha, onde as barragens estão a 19,6 por cento da sua capacidade, perto do limite de 15 por cento, abaixo do qual a água é considerada inutilizável por estar em contacto com os fundos lodosos.
sexta-feira, 4 de abril de 2008
Rifte em Portugal: O Rifte da Terceira
Um dos exemplos de rifte é o Rifte da Terceira.
O Rifte da Terceira tem 550 Km de comprimento e é uma das principais estruturas geológicas do Atlântico Nordeste. É um
sexta-feira, 28 de março de 2008
Mesossauro
Este pequeno réptil existiu antes dos dinossauros, na era Paleozóica e estava adaptado a ambientes aquáticos (água doce) e terrestre e foram encontrados fósseis seus em África e na América do Sul, sendo muito frequentes no sul e sudeste do Brasil.
Uma vez que este animal não podia ter atravessado o oceano atlântico, aquela descoberta apoiou a teoria de que os continentes se movem.
Mas o percurso deste pequeno réptil não fica por aqui pois foram encontrados fósseis de Mesossauro no nordeste do Brasil. A razão parece estar relacionada com o facto de, naquela época, no interior do Brasil existir um lago gigante irrigado, entre outros, por um rio que inundava o Brasil e chegava até às terras que hoje fazem parte de África: o imenso rio Amazonas.
Informação recolhida em wikipedia e Cosmo
quarta-feira, 26 de março de 2008
Sucessão Ecológica: A ilha mais nova do Oceano Atântico
Surtsey é uma ilha vulcânica situada perto da costa sul da Islândia. A erupção vulcânica que lhe deu origem ocorreu na década de 60, o que faz dela, seguramente, a ilha mais nova do Oceano Atlântico.
As primeiras espécies (espécies pioneiras) que se fixaram foram musgos e líquenes. À medida que as aves se foram fixando na ilha, as condições do solo foram melhorando e espécies vegetais mais complexas puderam iniciar a colonização do território. Em 1988 foi assinalada a presença do primeiro arbusto
Até ao presente cerca de 60 espécies de plantas foram assinaladas em Surtsey. Novas espécies vegetais continuam a chegar à ilha, a um ritmo que se aproxima das 2 a 5 novas espécies por ano.
A fixação de aves na ilha tem influenciado e sido influenciada positivamente pela fixação de plantas, uma vez que as aves fertilizam o solo e espalham as sementes, mas também usam as plantas para a construção de ninhos.
As primeiras aves começaram a nidificar em Surtsey três anos após o termo da erupção, sendo as primeiras espécies a fixarem-se o fulmar (ou pardelão) e o airo. Uma colónia de gaivotas está presente na ilha desde 1986, e em 2004 foram encontradas as primeiras provas da nidificação de papagaio-do-mar atlântico na ilha. Na actualidade são 8 as espécies que se fixaram na ilha.
Para além de providenciarem habitat para algumas espécies de aves, Surtsey é também utilizada como ponto de paragem para aves migratórias, tais como o cisne, o ganso e alguns corvos.
Fauna marinha
Pouco depois da ilha se ter formado, ela passou a ser habitada por focas, tendo-se em 1983 assinalado a presença de crias de foca na ilha
A presença de focas atrai as orcas, que agora frequentam também as costas de Surtsey.
Na porção submarina da ilha encontram-se já numerosas espécies marinhas: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar e lapas. As rochas estão recobertas por algas de variadas espécies, que recobrem as vertentes submersas do vulcão.
Logo após a formação da ilha foram aí descobertos insectos voadores que terão sido levados para ilha pelo vento ou pelos seus próprios meios de voo. Estes animais serviram de alimento para as aves, enquanto estas, por sua vez, trouxeram para a ilha outras espécies de insectos. Os cadáveres de aves forneceram sustento a insectos carnívoros, enquanto que a fertilização do solo e a fixação de plantas mais complexas permitiu fixar espécies de invertebrados herbívoros.
Entre as espécies que têm sido encontradas no solo de Surtsey contam-se minhocas, a primeira das quais foi descoberta numa amostra recolhida em 1993; a lesma, que foi encontrada em 1998, parecendo ser originária do sul da Islândia; populações de aranhas, de escaravelhos.
O futuro de Surtsey
Nas próximas décadas, a par de alguma erosão e compactação de terras, prevê-se o aumento da biodiversidade de Surtsey, com o aumento da qualidade do solo e o estabelecimento de uma teia alimentar cada vez mais complexa. No entanto, é preciso não esquecer que este ecossistema deve continuar a ser preservado, de modo a ser minimizado qualquer impacto negativo.
quinta-feira, 20 de março de 2008
Começou a Primavera
O Equinócio de Março, momento que determina o início desta estação do ano ocorreu às 05:48 e a Primavera estender-se-á até 21 de Junho, às 00:59, hora do Solstício de Verão.
Segundo se pode verificar na página da wikipédia, a palavra equinócio vem do Latim e significa "noites iguais". Os equinócios acontecem em Março e Setembro, as duas ocasiões em que o dia e a noite têm duração igual e determinam o início da Primavera e do Outono.
Programa-Lince: O Lince está de volta ao blog
Na mensagem relativa ao Lince-Ibérico, recebemos um comentário da Liga para a Protecção da Natureza que dá conta da existência do "Programa Lince", resultante de uma parceira conjunta entre a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e a Fauna & Flora Internacional (FFI). Actualmente este programa trabalha no sentido da recuperação, gestão e conservação do habitat da espécie e das suas presas no Sul de Portugal.
O comentário feito demontra que este blog tem razão de ser e é um estímulo para a continuidade deste. Obrigado pelo reconhecimento.
Para saber mais:
Programa Lince
Liga para a Protecção da Natureza (LPN)
Fauna & Flora Internacional (FFI)
terça-feira, 18 de março de 2008
On The Turning Away: Pale Blue Dot (Carl Sagan e Pink Floyd)
Este é um vídeo sobre um pálido ponto azul existente no Universo: a Terra
Para ver e ouvir bem alto.
sábado, 15 de março de 2008
Professor português ganha prémio europeu de Ciência
sábado, 8 de março de 2008
Portugal Animal: Lince-Ibérico (Lynx pardinus)
Nesta série pretendemos divulgar a fauna portuguesa de modo a podermos conhecer o nosso património e a sensibilizar para a sua preservação.
Características
O Lince-Ibérico é um felídeo de pelagem castanho-amarelada com pintas negras e cauda curta com a ponta preta. Uma característica muito particular é o facto das orelhas possuírem nas extremidades pêlos rígidos em forma de pincel.
É um predador de topo de hábitos crepusculares/nocturnos que se alimenta preferencialmente de coelhos, ou de outros pequenos mamíferos. Procura habitats “em mosaico”, seleccionando bosques, matagais e matos densos para abrigo e reprodução, alternando com biótopos abertos para captura de presas e evita habitats artificializados, nomeadamente plantações florestais de exóticas e extensos campos agrícolas,
A gestação demora dois meses e as crias nascem em Março/Abril, registando-se 2-4 crias em cada ninhada, sobrevivendo duas à fase de aleitamento.
Distribuição
O Lince-Ibérico é um símbolo da fauna portuguesa apesar de, aparentemente, já não existir no nosso país. Este mamífero, que apenas existe na Península Ibérica, é considerado o felino mais ameaçado do mundo, calculando-se que existam apenas cerca de 200 indivíduos distribuídos por vários grupos dispersos em resultado da fragmentação do seu habitat natural e da diminuição do número de presas.
A existência de um programa de conservação e reintrodução do lince-ibérico, subscrito pelo Governo central, pela Andaluzia, Extremadura, Castela-La Mancha e Portugal poderá salvar este magnífico animal da extinção. No Parque natural de Doñana (Andaluzia) têm nascido algumas crias de lince, o que apesar de ser bom pode não ser significativo, uma vez que para evitar o desaparecimento da espécie deve haver uma preocupação extrema com a preservação do seu habitat natural, onde ele possa ser (re)introduzido. Na região sul do nosso país existem vários locais que mantêm características adequadas para a presença de lince ou que podem ser melhoradas para permitir a sua recuperação/reintrodução a médio/longo-prazo.
O objectivo é que esta espécie deixe de figurar na lista vermelha do Perigo de Extinção em 2011, para passar a espécie Em Perigo e que, em 2020 possa ser, apenas, espécie Vulnerável.
Informação recolhida em:
http://www.confagri.pt/
http://carnivora.fc.ul.pt/lince.htm
http://clubedaciencia-mlamas.blogspot.com/2008/01/lince-ibrico.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lince-ibérico
http://www.icn.pt/psrn2000/caracterizacao_valores_naturais/FAUNA/mamiferos/Lynx%20pardinus.pdf
segunda-feira, 3 de março de 2008
Tempestade "Emma" atinge Europa
Na curta vida deste blog esta é a terceira mensagem que colocamos acerca de fenómenos climáticos extremos que atingiram a Europa o que dá que pensar ...
sábado, 1 de março de 2008
Prevenir os efeitos do Aquecimento Global
Este facto é a confirmação de que o planeta enfrenta sérios riscos e que a biodiversidade do planeta está comprometida se o nosso modo de vida não se alterar. Simultaneamente, é uma atitude preventiva e um exemplo para o mundo.
É verdade que actos destes exigem grandes possibilidades económicas da parte dos governos mas, quantos o podiam fazer e não o fazem, preferindo ignorar o risco em prol da obtenção de um maior lucro? Quantos estados com desafogo financeiro, canalizam essas verbas para fins menos nobres em detrimento da sustentabilidade do planeta?
É tempo de outros governos agirem, permitindo a manutenção do equilíbrio do Planeta.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Portugal Natural: Rio Sousa
Um dos objectivos deste blog é dar a conhecer espaços naturais de Portugal, bem como a fauna e a flora que podemos encontrar neste país.
Nesse sentido damos a conhecer o rio Sousa que passa em Paço de Sousa e que dá nome à região em que estamos inseridos: O Vale do Sousa.
Este rio tem nascente em Friande (Felgueiras) e desagua em Foz do Sousa (Gondomar), sendo afluente da margem direita do rio Douro.
No seu percurso atravessa zonas densamente povoadas, o que lhe causa impacto significativo: existem vários relatos de poluição severa do leito do rio e das suas margens causados por diferentes actividades humanas. Os incêndios que se costumam verificar no Verão contribuem também para uma menor riqueza deste rio e abrem espaço para o eucalipto, que ocupa uma área cada vez maior.
Estes factos diminuem qualidade da água e das suas margens, afectando toda a comunidade do ecossistema.
Um dos locais mais conhecidos do rio Sousa é a sua passagem por Aguiar de Sousa (Paredes), junto à capela de Nossa Senhora do Salto, onde corre entre falésias de grande beleza. Este ponto é um local muito visitado, sobretudo durante a romaria anual,apesar de já ter perdido muito da antiga atracção...
Mais informações sobre o rio Sousa e a sua ecologia na página da Associação dos Amigos do Rio Sousa
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Eclipse Total da Lua no próximo dia 21
A Lua entrará na zona de penumbra pouco depois da meia noite, sendo o eclipse total visível das 03h 00m até às 03h 50m.
Devido à hora a que vai ocorrer o eclipse e ao facto de o céu poder estar nublado e impossibilitar a observação directa deste fenómeno, deixamos aqui um vídeo de um eclipse total da Lua.
Podem encontrar informação mais detalhada no portal do astrónomo (http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=737)
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Chuva intensa na Península Ibérica
Depois de no post anterior nos termos referido à seca existente na Península Ibérica, falamos agora da chuva intensa que hoje caiu na zona sul de Portugal.
Esta é uma situação com consequências graves quer a nível humano, quer a nível do património, potenciadas, muitas vezes, pelo mau ordenamento do território e pela deficiente manutenção dos espaços e sarjetas.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
Seca na Península Ibérica
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
Moodle para todos
Assim, estão ao vosso alcance apresentações multimédia, filmes, esquemas,... sobre os conteúdos da disciplina.
Visitem-na em http://agpsousa-m.ccems.pt/course/view.php?id=4 e, se não estiverem registados, entrem como visitante
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
Cartoon 1 - Corte de árvores
terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
Colaboração
Estas hiperligações serão mantidas na barra lateral, na secção "outros blogues de ciências" e poderão ser utilizadas sempre de modo a conhecerem estes projectos.
Vida em directo
O pojecto grifos na web é um projecto do jornal "público" que permite a visualização de um ninho de grifo em directo.
Espreitem! Por aqui ou pela barra lateral.
http://static.publico.clix.pt/grifosnaweb/default.aspx
Sentir a Terra
Muitos destes fenómenos não passam nas nossas notícias nem aparecem nos nossos jornais ... mas acontecem.
Assim, temos várias hiperligações que podem ser consultadas a partir daqui ou da barra lateral:
http://www.meteo.pt/pt/sismologia/sismObservGeral.jsp Página do instituto Nacional de meteorologia onde podem consultar a localização dos sismos que ocorreram nos últimos dias (e foram muitos)
http://www.earthweek.com/ Site com um mapa onde estão localizados alguns dos fenómenos que ocorreram durante a semana
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
Articulação Blog - Moodle
http://agpsousa-m.ccems.pt/mod/resource/view.php?id=700
Esta é uma experiência de articulação entre este blog e o Moodle (página de Ciências Naturais)
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
II Feira de Fósseis e de Minerais
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Comercialização de carne de animais clonados e seus derivados
Dinossáurios em Portugal
Todavia, apesar de a variedade e quantidade dos achados fósseis tornar o nosso país uma das regiões da Europa com mais interesse no estudo destes animais, continuamos sem estruturas capazes de corresponder a esta riqueza, apesar de nos últimos anos terem registado algumas melhorias.