quinta-feira, 15 de maio de 2008

Ainda o sismo de Sichuan (China)

Com a devida vémia, publicamos aqui um excerto do texto do blog "Primus Inter Pares" sobre o sismo ocorrido em Sichuan:

"Sichuan ficou arrasada estando a umas centenas de quilómetros do epicentro do terramoto, as suas 8 500 vítimas não o desmentem.
Criança a tentar sair dos escombros in "Primus Inter Pares"


Este sismo é de uma violência tal que faz da terra uma taça de gelatina que se abana e cria um frémito poderoso, todas as estações sísmicas da Terra o conseguiram captar.
Seres Humanos e tudo o que a eles diz respeito foram vilipendiados na sua rotina, os estragos são incalculáveis.
As estradas de acesso às zonas de impacto estão cortadas pelos volumosos destroços impedindo o auxílio às famílias que ficaram à mercê de tão violenta manifestação.
A China é hoje considerada uma potência como país a nível económico, bélico e científico, no entanto, nada consegue travar o que de inesperado vem. O poder de um povo pode ser colossal, mas a sua vulnerabilidade será sempre perene."
Risco Sísmico


Não é a primeira vez que esta região do planeta é atingida por este tipo de fenómenos. Ela encontra-se próximo do limite de duas placas litosféricas convergentes: A placa Euro-asiática e a Placa Indo-Australiana. A convergência destas placas tem vindo a originar deformaçãoes colossais da superfície terrestre, o que deu origem à cordilheira dos Himalaias, e a muitos dos sismos mais violentos que alguma vez ocorreram na Terra.

1 comentário:

Anónimo disse...

os sismos podem a vir matar muitas pessoas por isso devemos estar prevenidos para quando ocorrer um