segunda-feira, 5 de maio de 2008

Vulcão entrou em erupção

Chile
Sexta-feira, 2 de Maio

Um vulcão que se pensava adormecido há milhares de anos entrou em erupção. Centenas de habitantes da região de Los Lagos, no Sul do país, tiveram de ser levados para locais seguros.
A entrada em actividade do vulcão, localizado no cume de uma montanha coberta de neve, desencadeou uma série de pequenos sismos e libertou gases e cinzas a grande altura. Por causa da poluição causada pelas cinzas vulcânicas, o governo chileno procedeu à evacuação da população da cidade mais próxima e distribuiu máscaras de protecção às poucas pessoas que se recusaram a abandonar as suas casas.

Os efeitos chegam a sentir-se na zona andina da vizinha argentina onde as escolas foram encerradas, assim como alguns destinos turísticos da patagónia.

O Chile possui a segunda maior cadeia de vulcões activos do mundo, ficando atrás apenas da Indonésia. Ambos fazem parte do "Anel de Fogo do Pacífico"


Fonte: TVI e Globo online

1 comentário:

Anónimo disse...

e sempre bom saber coisas novas sobre os vulcoes e mais uma vez os professores estao a dedicar-se para que os alunos reforcem as capacidades de um dia saberem mais sobre o nosso planeta por isso stores continuem assim que os alunos agradecem da minha parte nao tenho mais nada a dizer so os meus PARABENS por tudo o que os stores nos teem ensinado.