sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Portugal Natural: Rio Sousa


Um dos objectivos deste blog é dar a conhecer espaços naturais de Portugal, bem como a fauna e a flora que podemos encontrar neste país.
Nesse sentido damos a conhecer o rio Sousa que passa em Paço de Sousa e que dá nome à região em que estamos inseridos: O Vale do Sousa.
Este rio tem nascente em Friande (Felgueiras) e desagua em Foz do Sousa (Gondomar), sendo afluente da margem direita do rio Douro.
No seu percurso atravessa zonas densamente povoadas, o que lhe causa impacto significativo: existem vários relatos de poluição severa do leito do rio e das suas margens causados por diferentes actividades humanas. Os incêndios que se costumam verificar no Verão contribuem também para uma menor riqueza deste rio e abrem espaço para o eucalipto, que ocupa uma área cada vez maior.
Estes factos diminuem qualidade da água e das suas margens, afectando toda a comunidade do ecossistema.
Um dos locais mais conhecidos do rio Sousa é a sua passagem por Aguiar de Sousa (Paredes), junto à capela de Nossa Senhora do Salto, onde corre entre falésias de grande beleza. Este ponto é um local muito visitado, sobretudo durante a romaria anual,apesar de já ter perdido muito da antiga atracção...

Mais informações sobre o rio Sousa e a sua ecologia na página da Associação dos Amigos do Rio Sousa

Sem comentários: