sexta-feira, 11 de abril de 2008

Formação da Serra da Estrela

Vale Glaciar do Zêzere
Crédito da imagem

A Serra da Estrela é a 2ª montanha mais alta de Portugal e a maior de Portugal Continenteal.
A sua origem, terá ocorrido há 650 milhões de anos, no Precâmbrico com a acumulação de sedimentos em meio marinho. De então para cá houve diferentes fases de enrugamento daqueles sedimentos, devido a forças convergentes que originaram movimentos tectónicos compressivos e o consequente crescimento da montanha.
Paralelamente também existiu erosão das camadas mais superficiais que originaram o aplanamento das mesmas e a instalação de massas graníticas em profundidade.
Apesar de podermos considerar que a elevação do último bloco rochoso que forma a serra ocorreu há 2 milhões de anos, a actividade tectónica ainda não terminou como se pode comprovar pela ocorrência de nascentes termais e de sismos.
No relevo da serrano há registo de várias grandes glaciações, a última das quais terá atingido a Serra da Estrela à cerca de 20 000 anos. As neves permanentes e os glaciares deixaram testemunhos geomorfológicos únicos em Portugal e constituem, sem dúvida, a maior originalidade da paisagem física da Serra da Estrela.
O Vale Glaciar do Zêzere (foto), alimentado pelos amplos circos do Covão da Ametade, da Candeeira e dos Covões, originou a mais extensa língua glaciária da Serra da Estrela, a qual terá atingido 13 km de comprimento e a altitude mínima de 680 metros e é hoje uma referência da Serra, com pormenores de extrema beleza.
Para saberem mais: Geologia da Serra da Estrela

Sem comentários: