Neste momento, os seus habitantes estão sob nova ameaça: um lago formado devido aos movimentos de terra que bloquearam o curso de um rio pode rebentar aquela barragem natural e inundar a cidade a qualquer momento, riscando de vez do mapa o local onde antes viviam 160 mil pessoas. Para o evitar, as autoridades chinesas preparavam-se ontem para dinamitar a zona de Tangjiashan, onde a água não pára de aumentar, tendo chegado a subir dois metros por dia, e ameaça 1,2 milhões de pessoas.
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Lagos Sísmicos na China
Neste momento, os seus habitantes estão sob nova ameaça: um lago formado devido aos movimentos de terra que bloquearam o curso de um rio pode rebentar aquela barragem natural e inundar a cidade a qualquer momento, riscando de vez do mapa o local onde antes viviam 160 mil pessoas. Para o evitar, as autoridades chinesas preparavam-se ontem para dinamitar a zona de Tangjiashan, onde a água não pára de aumentar, tendo chegado a subir dois metros por dia, e ameaça 1,2 milhões de pessoas.
Os filhos de Sishuan
Como é sabido, na China é o país mais populoso do mundo, onde existe a política do filho único. Se as famílias tiveram mais do que um filho os seus efeitos são severos e têm uma de três soluções: ou pagam uma multa muito elevada, ou abortam, ou os escondem clandestinamente.
Fonte: Rádio Renascença
domingo, 25 de maio de 2008
Sonda Phoenix chega a Marte
Acompanhamento da Erupção do Vulcão de Chaiten
quarta-feira, 21 de maio de 2008
22 Maio, Dia Internacional da Biodiversiade
O tema deste ano permite sublinhar a importância da agricultura sustentável, não apenas como forma de preservar a biodiversidade, mas também como modo de produzir alimento capaz de suprir as necessidades do planeta, de manter o estilo de vida campestre e de promover a qualidade de vida e o bem-estar no século XXI
Convention on Biological Diversity
sábado, 17 de maio de 2008
Sismo e Vulcão provocam Inundação
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Citando Fernando Pessoa
Citando Alberto Caeiro, um dos pseudónimos de Fernando Pessoa: "Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura..."
in "guardador de rebanhos"
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Ainda o sismo de Sichuan (China)
"Sichuan ficou arrasada estando a umas centenas de quilómetros do epicentro do terramoto, as suas 8 500 vítimas não o desmentem.
Não é a primeira vez que esta região do planeta é atingida por este tipo de fenómenos. Ela encontra-se próximo do limite de duas placas litosféricas convergentes: A placa Euro-asiática e a Placa Indo-Australiana. A convergência destas placas tem vindo a originar deformaçãoes colossais da superfície terrestre, o que deu origem à cordilheira dos Himalaias, e a muitos dos sismos mais violentos que alguma vez ocorreram na Terra.
terça-feira, 13 de maio de 2008
O sismo mais violento dos últimos 30 anos
Na China, as equipas de socorro travam, pela segunda noite, uma corrida contra-relógio para encontrar sobreviventes do sismo na província de Sichuan. O último balanço oficial já refere mais de 13 mil mortos e 26 mil feridos. Há pelo menos dezoito mil desaparecidos.
Este elevado número de vitimas deve-se à magnitude do sismo, à densidade populacional e às características do local afectado, bem como ao comportamento que as pessoas têm perante estes fenómenos.
Podem ver uma apresentação multimédia sobre sismos aqui
Fonte: SIC Online
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Vulcão entrou em erupção
Sexta-feira, 2 de Maio
A entrada em actividade do vulcão, localizado no cume de uma montanha coberta de neve, desencadeou uma série de pequenos sismos e libertou gases e cinzas a grande altura. Por causa da poluição causada pelas cinzas vulcânicas, o governo chileno procedeu à evacuação da população da cidade mais próxima e distribuiu máscaras de protecção às poucas pessoas que se recusaram a abandonar as suas casas.
quinta-feira, 1 de maio de 2008
Como fazer um vulcão
Como se faz um vulcão
Material
· Base com rebordo, lata pequena cilíndrica e barro
· pedras, paus, folhas secas, areia ou outros materiais de decoração
· vinagre, corante vermelho e fermento
1- A construção
É fácil fazer um modelo de vulcão e perceber como a lava desce. Para isso é preciso uma base com rebordo, uma lata, barro ou outro material de modelar, pedras, paus e folhas para enfeitar.
Começa-se por colocar a lata virada para cima no centro da base (que deve ter rebordo para depois, quando a lavar se derramar, não se sujar nada). Aplica-se barro à volta da lata dando ao barro a forma de um vulcão: largo em baixo e estreito em cima, com a largura da lata. A lata deve ficar bem escondida, mas com a abertura destapada. Para decorar o vulcão, pode-se enfeitar a sua encosta com pedras, paus, folhas ou outro material a gosto. Deixa-se secar durante vários dias tendo o cuidado de não o pôr directamente ao Sol para não estalar! Quando estiver seco está pronto...
2- A erupção
Existem diferentes tipos de erupções vulcânicas.
As erupções de tipo explosivo são as mais violentas e a sua simulação requer algum cuidado, uma vez que se utiliza material explosivo.
As erupções de tipo efusivo são as mais tranquilas, caracterizando-se pelo derrame de lava a partir da abertura do vulcão
A simulação das erupções efusivas é muito simples e requer reagentes que todos temos na cozinha: vinagre e fermento.
Para o vulcão entrar em erupção, deita-se o vinagre dentro do vulcão até 1/4 da lata (se o vinagre for branco acrescenta-se umas gotas de corante vermelho para tornar a erupção mais realista) acrescenta-se fermento e está pronto.
O que se observa?
Como se explica que o vulcão tenha entrado em erupção?
A erupção é de tipo efusivo e o que acontece é que quando se junta o fermento ao vinagre, formam-se milhares de pequenas bolhas de gás (dióxido de carbono) que arrastam consigo a “lava”, tal como nas erupções vulcânicas.
Nota: Para tornar a erupção maior pode-se adicionar ao vinagre um pouco de detergente de roupa ou loiça