sábado, 8 de março de 2008

Portugal Animal: Lince-Ibérico (Lynx pardinus)

crédito da imagem

Depois de termos iniciado a série “Portugal Natural” com o rio Sousa começamos agora a série “Portugal Animal” com o Lince-Ibérico.
Nesta série pretendemos divulgar a fauna portuguesa de modo a podermos conhecer o nosso património e a sensibilizar para a sua preservação.

Características
O Lince-Ibérico é um felídeo de pelagem castanho-amarelada com pintas negras e cauda curta com a ponta preta. Uma característica muito particular é o facto das orelhas possuírem nas extremidades pêlos rígidos em forma de pincel.
É um predador de topo de hábitos crepusculares/nocturnos que se alimenta preferencialmente de coelhos, ou de outros pequenos mamíferos. Procura habitats “em mosaico”, seleccionando bosques, matagais e matos densos para abrigo e reprodução, alternando com biótopos abertos para captura de presas e evita habitats artificializados, nomeadamente plantações florestais de exóticas e extensos campos agrícolas,
A gestação demora dois meses e as crias nascem em Março/Abril, registando-se 2-4 crias em cada ninhada, sobrevivendo duas à fase de aleitamento.

Distribuição
O Lince-Ibérico é um símbolo da fauna portuguesa apesar de, aparentemente, já não existir no nosso país. Este mamífero, que apenas existe na Península Ibérica, é considerado o felino mais ameaçado do mundo, calculando-se que existam apenas cerca de 200 indivíduos distribuídos por vários grupos dispersos em resultado da fragmentação do seu habitat natural e da diminuição do número de presas.
A existência de um programa de conservação e reintrodução do lince-ibérico, subscrito pelo Governo central, pela Andaluzia, Extremadura, Castela-La Mancha e Portugal poderá salvar este magnífico animal da extinção. No Parque natural de Doñana (Andaluzia) têm nascido algumas crias de lince, o que apesar de ser bom pode não ser significativo, uma vez que para evitar o desaparecimento da espécie deve haver uma preocupação extrema com a preservação do seu habitat natural, onde ele possa ser (re)introduzido. Na região sul do nosso país existem vários locais que mantêm características adequadas para a presença de lince ou que podem ser melhoradas para permitir a sua recuperação/reintrodução a médio/longo-prazo.
O objectivo é que esta espécie deixe de figurar na lista vermelha do Perigo de Extinção em 2011, para passar a espécie Em Perigo e que, em 2020 possa ser, apenas, espécie Vulnerável.

Informação recolhida em:

http://www.confagri.pt/
http://carnivora.fc.ul.pt/lince.htm
http://clubedaciencia-mlamas.blogspot.com/2008/01/lince-ibrico.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lince-ibérico
http://www.icn.pt/psrn2000/caracterizacao_valores_naturais/FAUNA/mamiferos/Lynx%20pardinus.pdf

1 comentário:

Anónimo disse...

Caros Amigos, aproveito para felicitá-los pela iniciativa e informá-los que desde 2004 foi lançado o Programa Lince, em resultado de uma parceira conjunta entre a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e a Fauna & Flora Internacional (FFI). Actualmente este programa trabalha no sentido da recuperação, gestão e conservação do habitat da espécie e das suas presas no Sul de Portugal. Estende ainda a sua actividade a outras áreas com enorme relevância nomeadamente a educação e sensibilização, investigação, monitorização e ainda promoção e gestão da Rede Natura, entre outras. Para mais informações consultem www.lpn.pt
Obrigado.