sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia mundial da alimentação

An apple a day keeps the doctor away

NASA provoca explosão na Lua


Imagem: Cabeus e outras crateras da Lua

Objectivo é descobrir água no satélite lunar.

A agência espacial americana conseguiu lançar com êxito o foguete Atlas chamado Centauro contra uma cratera da Lua.

A NASA quis provocar um choque da LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite), contra a cratera Cabeus, situada perto do Polo Sul da Lua, local que os cientistas julgaram com mais hipóteses de conter vestígios de água.

Os cientistas esperam que a grande explosão permita aferir da existência, ou não, de água na Lua, através da análise de partículas que resultem da explosão. A NASA quer tentar descobrir águas, sais ou minerais hidratados.

Centauro bateu contra a Cabeus a uma velocidade de 9.000 km por hora, criando uma cratera de 20 metros de diâmetro por cinco de profundidade.

A LCROSS partiu da Terra em Junho no foguetão Atlas V, junto à sonda LRO (Lunar Reconaissance Orbiter), encarregada de elaborar uma carta detalhada do único satélite natural do nosso planeta. Isto faz parte da primeira missão do programa Constellation que prevê a volta do homem à Lua em 2020.

A viagem da LCROSS até à Lua durou três meses. Esta sonda tem 891 quilos e sofreu o mesmo destino do Centauro, quatro minutos depois, o tempo necessário para que os nove instrumentos, entre eles três espectrómetros, possam captar e determinar a natureza das partículas projetadas pelo primeiro impacto, e transmitir os dados à Terra.

Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1385640
Imagem: http://science.nasa.gov/headlines/y2009/11sep_lcrosstarget.htm