quarta-feira, 18 de junho de 2008

Carro movido a Hidrogénio

Crédito da imagem: Lusomotores

O elevado custo do petróleo tem múltiplas consequências para todos, mas tem contibuido para que se aumente o recurso a energias alternativas.
Recentemente, a Honda anunciou inaugurar de uma linha de montagem para a produção de um automóvel a hidrogénio.
Este automóvel tem o nome de Honda FCX Clarity, pode transportar 4 pessoas, é movido a hidrogénio e energia eléctrica, consistindo as suas “emissões” em pura e simples água.
John Mendel, vice-presidente executivo da Honda norte-americana, salientou que “é um dia importante para a tecnologia energética dos veículos e um passo monumental rumo ao dia em que os automóveis desse tipo serão comuns".
Diga-se que nesta “Corrida ao Hidrogénio” poucos são os construtores mundiais que estão de fora, pois não só se têm de adaptar a um mercado global cada vez mais ecológico, mas também têm de se preparar para o fim (incerto) da utilização de combustíveis fósseis. Um exemplo é a associação da Peugeot, Citroen, Mitsubishi no desenvolvimento de componentes para os seus futuros carros eléctricos.
Carro movido a ÁGUA
Uma última nota para outro revolucionário projecto da empresa nipónica Genepax, que na semana passada apresentou um protótipo de um carro movido a água. Esta é transformada através de um gerador que transforma o hidrogénio que retira da água em energia. Segundo a empresa, o veículo consegue andar a 80 km/h durante uma hora com apenas 1 litro de água. A Genepax espera conseguir firmar um acordo com algum construtor com dimensão para passar à fase de produção. Vamos é a ver se a água não fica mais cara do que o petróleo.